quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PH do papel

Continuando a postagem de ontem, aproveito para explicar que decidi abordar este assunto após publicação desta postagem no Clube da Joaninha e desta postagem no Livros da Joaninha.
Muitas pessoas me escreveram via comentário, email e twitter questionando a acidez do papel color plus e a partir disso achei interessante esclarecer o assunto.

A matéria-prima básica para a produção de papel é a madeira que tem na sua composição celulose e lignina. A lignina é a grande culpada de um papel mudar de coloração já que uma das suas características e escurecer em contato com a luz e oxigênio. Para evitar que isso aconteça de forma mais acelerada 99% da lignina é retirada no momento da produção do papel.
Não sou professora de química e nem tenho pretensão de dar aula do assunto mas vamos relembrar nossas aulinhas no ensino médio para entender alguns pontos.

PH é a medida de acidez ou alcalinidade de uma solução. O PH varia de 0 a14. Quando o PH for 7 significa que é neutro. Essa neutralidade é a mais indicada para prolongar a durabilidade do papel. Conforme o ácido presente no ambiente interfere no papel, o PH do mesmo começa a cair para menos de 7, tornando-se ácido. Essa acidez aliada a pequena presença de lignina produz no papel o tom amarelado, auto degradação e corte da fibra.
Sendo assim, fica claro porque devemos utilizar papel livre de ácido para armazenar nossas fotos retardando dessa forma a ação do tempo.
Para saber o PH do papel existem algumas maneiras:
1ª – entre em contato com o fabricante. Muitos já disponibilizam essa informação na embalagem do produto ou no site da marca. Caso não saiba o fabricante há ainda outras duas maneiras.
2ª – utilize uma solução própria para medir PH. Ela é líquida e por isso acredito não ser a maneira mais adequada, mas não poderia omiti-la.
3ª – utilize uma caneta específica para este fim. A forma de usá-la é muito simples: faça um pequeno risco no papel, se ficar púrpura esse papel é neutro, se ficar amarelo esse papel é ácido.
Eu possuo a caneta e acho que é uma ótima saída para os momentos de dúvida. Não sei informar se existe outro fabricante deste produto.
Fiz alguns testes para matar a curiosidade de vocês. Tenho notado que cada vez menos há no mercado papéis com acidez. Prova disso é que tive bastante dificuldade de encontrar um papel ácido para ilustrar esta postagem.
Não tinha o papel color plus no momento da testagem, mas afirmo e confirmo que ele é ácido, pois seu PH é 6.
Importante lembrar, que mais cedo ou mais tarde, o papel vai amarelar. Infelizmente não temos como impedir a ação do ambiente e do tempo. Eu penso que se podemos retardar esse processo vale a pena investir, e comprar um papel livre de ácido. Imagina que máximo seus tataranetos olharem um álbum feito por você!
Agora vamos conversar? Gostou da postagem? Foi interessante para esclarecer suas dúvidas?

2 joaninhas comentaram:

Loris disse...

Muito obrigada por postar estas informações. Você me tirou várias dúvidas. 😊

Unknown disse...

Bom dia, saberia me dizer se o papel cartão é livre de ácido? Tenho pesquisado mas não acho nada sobre isso

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo. Obrigada pela visita!!
email: clubedajoaninha@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...