terça-feira, 4 de outubro de 2011

O papel precisa ser livre de ácido?

DEPENDE!
Sim, é isso mesmo que você está lendo. Você não está no blog errado. O Clube da Joaninha continua sendo um blog dedicado ao scrapbooking.
O scrapbooking surgiu no início da era vitoriana (1837-1901), antes mesmo da fotografia (1839)* ser inventada, Originalmente scrapbook era um caderno onde as pessoas guardavam bilhetinhos de amor, mecha de cabelo, cartões, pedacinhos de tecidos. Com a chegada da fotografia, a mesma passou a ser usada como recordação e passou a fazer parte desses cadernos. Buscando preservar cada vez mais essas pequenas lembranças a técnica desenvolveu-se com esse objetivo e por isso atualmente evitamos usar materiais ácidos.
Para entender um pouco melhor esse processo é só pegar um álbum da vovó. Você vai notar que as fotos estão amarelas. Outro exemplo bacana é o livro de receitas da sua mãe. O da minha, tem as páginas todas amareladas.
Essa mudança na coloração acontece basicamente pela acidez. Claro que a ação do tempo e o clima também influenciam nesse processo. A coloração amarela é a mais comum no papel branco, ela sinaliza que o processo de deterioração está acontecendo. Ao final desse processo o tom mudará de amarelo para marrom.
Alguns fornecedores garantem que um material 100% livre de ácido pode ficar preservado por até 70 anos. Será? Só o tempo vai nos dizer... Calma, após passados os anos seu trabalho não vai se desintegrar e sumir do planeta, ele apenas vai começar a amarelar.
Quando montamos um álbum, inevitavelmente nossa mão entra em contato com o papel e nela há um índice de acidez que passa para nosso trabalho. Por isso recomendo: não seja neurótico com esse assunto. Você vai enlouquecer!
Eu ajo da seguinte forma: não trabalho de luvas, só utilizo papel livre de ácido, e se achar necessário, não vejo problema algum aplicar um ingresso de cinema/museu, um botão, um pedacinho de tecido. Afinal de contas estou montando um livro para guardar lembranças.   
Se você for usar determinado papel para montar um álbum ou servir de base para uma foto é aconselhável que ele seja livre de ácido, agora se você for fazer um cartão, uma tag para acompanhar um presente você pode usar um papel ácido. Pergunte-se: quanto tempo eu quero que meu trabalho dure? Se sua resposta for acima de 10 anos, você já sabe que papel usar né?
Amanhã eu volto com mais sobre esse assunto. Vou falar sobre o ph do papel e como descobrir se um papel é acido ou não.
Até lá podemos iniciar nossa discussão sobre o assunto. Como você preserva seus trabalhos de scrapbooking? Preocupa-se com a acidez? Quero muito ler os depoimentos de vocês!!
__________
*Apesar de haver registro de uma fotografia tirada em 1826, a técnica só foi registrada e reconhecida como tal em 1839.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...